BLOG DOS POETAS ALMADENSES

«A poesia é o espelho da cultura de cada país e nela se reflectem os estados de alma, anseios e aspirações... tudo o que diz respeito ao mais íntimo das pessoas, dos povos e da humanidade... que seja dita e cantada, que sirva para conectar para além do espaço das ideologias e dos sistemas, porque A POESIA É, FUNDAMENTALMENTE, UM ESPAÇO DE LIBERDADE.»

sexta-feira, novembro 10, 2006

Noite de poesia na FNAC

Ainda na sequência do I Encontro de Poetas Almadenses, decorreu ontem, no auditório da livraria FNAC, no Centro Comercial «Almada Fórum», um espectáculo de poesia ao vivo para apresentação do CD Poetas & Vozes D'Almada.

Confesso que até as minhas melhores expectativas foram excedidas… O espaço é pequeno, é verdade (tem, apenas, cerca de 40 lugares sentados), mas não estava à espera de lotação esgotada e, ainda, espectadores em pé.

O espectáculo não fora, sequer, ensaiado e, portanto, o nervosismo era patente nos rostos de alguns poetas. Mas dado o ponto de partida por Nogueira Pardal (que, ali mesmo, minutos antes, fora "eleito" por unanimidade o apresentador de serviço) o amor à arte e a desenvoltura habitual transformaram aquela noite num momento inesquecível…

Obedecendo à coordenação feita por Nogueira Pardal (para quem acabara de ser surpreendido com a tarefa, desempenhou-a magistralmente) e com o acompanhamento de David Reis à viola eléctrica (num desempenho soberbo atendendo a que se tratava de improvisos), os participantes no CD Poetas & Vozes D'Almada lá foram desfilando pelo palco declamando a sua poesia ou a de outros poetas almadenses.

José Nogueira Pardal, José Vaz, Maria Gertrudes Novais, Rosette, Paulo Moreira e António Boieiro, foram intercalando poemas entre si numa roda que se repetiu três vezes para satisfação de todos os presentes, que aplaudiam efusivamente todas as intervenções.

E, a finalizar, uma surpresa também ela não programada como fora, aliás, toda a sessão. Uma espectadora dirige-se ao apresentador e pergunta se pode dizer um poema: de imediato Nogueira Pardal a chama ao microfone e dá-lhe a honra de encerrar o espectáculo: Maria José Bravo, também ela uma poetisa almadense.

Mais uma vez os Poetas Almadenses estão de parabéns!