BLOG DOS POETAS ALMADENSES

«A poesia é o espelho da cultura de cada país e nela se reflectem os estados de alma, anseios e aspirações... tudo o que diz respeito ao mais íntimo das pessoas, dos povos e da humanidade... que seja dita e cantada, que sirva para conectar para além do espaço das ideologias e dos sistemas, porque A POESIA É, FUNDAMENTALMENTE, UM ESPAÇO DE LIBERDADE.»

quarta-feira, agosto 16, 2006

Sugestões para reflexão


Assuntos que podem e devem ser objecto de reflexão durante o 1.º Encontro de Poetas Almadenses:


Associação de Poetas

Criar a «Associação/Cooperativa de Poetas de Almada», que pode funcionar, inicialmente, como uma secção independente de uma das sociedades culturais já existentes (a SCALA ou o FAROL), com quotas à parte e contabilidade própria.

Promover acções que fomentem o são convívio entre todos os que a poesia deve unir e não separar, pelo que a associação deve-se reger por regras e princípios de independência face a partidos políticos ou credos religiosos, admitindo no seu seio todas as correntes de pensamento.

Divulgar as conclusões do Encontro de Poetas Almadenses pelas autarquias do concelho e pedir apoio na divulgação da iniciativa com o objectivo de a notícia chegar a todos os que se interessam pela arte poética.

Divulgação Periódica

Criar um Boletim, bimestral ou trimestral, para divulgação dos poetas almadenses que, para além dos poemas dos associados deverá incluir, também, pequenas entrevistas, currículos e notas biográficas dos autores, cujo custo deverá ser suportado pelas quotas dos associados, contribuições diversas ao abrigo da lei do mecenato e alguma publicidade.

Elaborar material de apoio na divulgação dos autores e da sua poesia, preferencialmente de distribuição gratuita, como por exemplo: marcadores de leitura, calendários e postais.

Criar um núcleo de divulgadores de poesia, incluindo um agrupamento de jograis, que promovesse serões e tardes de poesia, nomeadamente, nas colectividades e escolas do concelho de Almada.

Criar um site e um blog para divulgação on-line da associação e dos seus associados, que sirva de intercâmbio geográfico com outras associações similares e crie uma rede de contactos para promoção da poesia almadense a nível nacional e internacional.

Edições Regulares

Publicar, anualmente, uma antologia de poetas almadenses contemporâneos, cujos custos seriam suportados pelos autores (mediante aquisição antecipada de determinado número de exemplares da obra) e com apoios públicos (Juntas de Freguesia e Câmara Municipal, nomeadamente), a lançar durante o mês de Dezembro.

Incentivar a produção e divulgação da poesia editando monografias poéticas (individuais ou conjuntas), em formato tradicional e/ou digitalizado (em CD, para venda, e/ou PDF, para divulgação na Internet).

Espectáculos de promoção

Realizar dois espectáculos anuais para divulgação da poesia que se faz em Almada (lida, declamada e cantada), sendo um realizado em Junho, a incluir nas festas da cidade, e outro em Dezembro, coincidente com o lançamento da antologia, além de várias sessões de poesia, descentralizadas, uma por ano (no mínimo), em cada freguesia do concelho de Almada.

Intercâmbio cultural

Desenvolver acções que levem à troca de experiências com outras associações congéneres (ou poetas a nível individual) seja a nível nacional ou internacional, em particular com os países de língua oficial portuguesa.

Colabore connosco! Envie-nos as suas sugestões...
(basta clicar e enviar-nos um e-mail)
Fotografia: De braços abertos, de Ermelinda Toscano.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home