BLOG DOS POETAS ALMADENSES

«A poesia é o espelho da cultura de cada país e nela se reflectem os estados de alma, anseios e aspirações... tudo o que diz respeito ao mais íntimo das pessoas, dos povos e da humanidade... que seja dita e cantada, que sirva para conectar para além do espaço das ideologias e dos sistemas, porque A POESIA É, FUNDAMENTALMENTE, UM ESPAÇO DE LIBERDADE.»

segunda-feira, agosto 14, 2006

O que pretendemos

A divulgação e edição da poesia constituem um desafio para a maioria dos poetas em Portugal.

Todos sabem bem das dificuldades que existem quando se pretende publicar um livro de poesia, seja de um poeta ou uma publicação colectiva. O mesmo acontece quando se pretende divulgar a poesia nos jornais, sejam eles regionais ou nacionais, onde cada vez é mais raro encontrar espaços dedicados á poesia, ou mesmo simples divulgação cultural.

Sem dúvida que na nossa sociedade existe um défice cultural com influência directa na educação e nos processos de aprendizagem, e reflexos graves na economia e organização social portuguesa. Claro que, neste quadro, a poesia não foge à regra e é, até, um dos parentes mais pobres.

Caberá aos poetas e agentes culturais quebrar esta “lei da rolha”, missão quase impossível quando é o lucro que define as regras do mercado. Regras essas que reflectem os interesses objectivos de grupos económicos, que controlam o universo das comunicações num mercado planetário global, começando a apostar na cultura como mercado rentável.

A poesia é o espelho da cultura de cada país e nela se reflectem os estados de alma, anseios, aspirações, tudo o que diz respeito ao mais íntimo das pessoas, dos povos e da humanidade.

É importante que as mensagens sejam levadas até aos destinatários pelos jornais, revistas, Internet, livros, televisão, que seja dita e cantada, que sirva para conectar para além do espaço das ideologias e dos sistemas.


Porque A POESIA É, FUNDAMENTALMENTE, UM ESPAÇO DE LIBERDADE.

O 1.º Encontro de Poetas Almadenses, é um trabalho que se inicia e para o qual apelamos à participação de poetas, declamadores e, em geral, de todos os agentes culturais interessados.

Mais do que a inventariação de poetas e poemas, para além da sua edição, divulgação e leitura, com mostra pública, outros objectivos se propõem:

O estudo de formas de associação, para divulgar e publicar, mais facilmente, os poemas, seja em papel, em formato digital (ebooks) ou em CD, individual ou colectivamente, organizando sessões e conseguindo espaços físicos ou virtuais para tal. A questão dos direitos de autor, e dos custos de registo na SPA, são questões para as quais se devem conseguir informações complementares.

ESTAMOS À ESPERA DA SUA COLABORAÇÃO!
Para entrar em contacto connosco, esclarecer dúvidas, saber notícias, comunicar eventos, enviar trabalhos, apresentar sugestões, solicitar informações, etc... basta clicar e enviar-nos um e-mail: