BLOG DOS POETAS ALMADENSES

«A poesia é o espelho da cultura de cada país e nela se reflectem os estados de alma, anseios e aspirações... tudo o que diz respeito ao mais íntimo das pessoas, dos povos e da humanidade... que seja dita e cantada, que sirva para conectar para além do espaço das ideologias e dos sistemas, porque A POESIA É, FUNDAMENTALMENTE, UM ESPAÇO DE LIBERDADE.»

domingo, março 21, 2010

Em Almada a poesia esteve na rua...


No âmbito do 1.º Encontro de Poetas do Mundo em Almada - POEMA, a organização, para comemorar o DIA MUNDIAL DA POESIA que se celebra hoje (dia 21 de Março), programou uma iniciativa inédita: poesia em movimento, literalmente.


O ponto de encontro foi Cacilhas que, por momentos, se transformou no "cais dos poetas". E dali partiram dois grupos para viajar no Metro Sul do Tejo. Um grupo foi até Corroios (e daí até ao Pragal e de novo até Cacilhas) e outro até à Universidade (ida e volta).

Formam momentos extraordinários, de convívio e de partilha. Muito ao jeito das sessões de "poesia vadia", sem ensaio prévio, declamou-se poesia de forma expontânea e distribuiram-se poemas a toos os passageiros que, diga-se em abono da verdade, aceitaram muito bem esta iniciativa, chegando mesmo a aplaudir entusiasticamente os declamadores.

E, mais extraordinário ainda foi haver quem no público se deixasse contagiar e acabasse fazendo as viagens connosco e até ganhasse coragem para declamar.

Momentos inesquecíveis que as fotografias estão muito longe de fazer juz, mas que os vídeos a disponibilizar completarão.

Está de parabéns quem pensou estas viagens poéticas, quem declamou os poemas, os que escreveram, enfim... todos os que apoiaram (de uma forma ou de outra) e tornaram possível o sucesso desta maravilhosa comemoração.