E lá se comeu a poesia toda...
Entretanto, a gerente da Casa de Chá e Restaurante «Chá & Guloseimas» (Praça da Liberdade, Galeria Comercial – 1.º piso, 212743782), que se associou à nossa iniciativa (Poetas Almadenses e CMA), ofereceu o chá quente para acompanhar a degustação da poesia que seria feita na segunda parte.
Armando Correia, Director da Biblioteca Municipal Romeu Correia, abriu a sessão e Ermelinda Toscano, em nome dos Poetas Almadenses, explicou como iria decorrer a tarde.
Os primeiros 45 minutos foram ao estilo “poesia vadia” com os poetas presentes a declamarem os poemas que haviam trazido para partilhar com os amigos, havendo a destacar a presença de muitos autores que apareceram pela primeira vez.
Para surpresa de todos, a Ana Magalhães trouxe um amigo, o Toni, com a sua viola, que a acompanhou enquanto declamava e ainda nos brindou com uma canção. Ofereceu uma tarte de maçã e um jarro de sangria.
Depois, seguiu-se a leitura dos poemas a comer e a Gertrudes explicou como foi o processo criativo de escolha dos ingredientes por associação à mensagem de cada poema.
Eunice Figueiredo, técnica superior da Biblioteca e a responsável pela organização do evento em parceria com Ermelinda Toscano, encerrou esta parte explicando como nascera a ideia de fazer esta sessão.
Entretanto, cada um dos presentes tirou à sorte dois poemas da “cesta da poesia” e dirigiu-se à mesa para levantar os respectivos sabores. E foi um corrupio de gente entusiasmada a querer provar os poemas que lhe coubera.
A música de fundo convidava à descontracção. A alegria sentia-se no ar.
E a tarde assim foi terminando, num são convívio. Conversas trocadas, risos de satisfação, versos soltos entre as mesas, garfadas de sabor que convidavam à repetição havendo quem pedisse mais dois, até quatro poemas, para degustá-los a todos…
Nas paredes os quadros da exposição «Três olhares a mesma paixão pela cor», uma organização da SCALA em colaboração com a CMA, captou, também, o interesse de todos os presentes.
E aqui fica a fotoreportagem completa com quase cem imagens:
Nota final:
Queremos deixar aqui expresso, publicamente, o nosso sincero agradecimento à CMA, ao Director da Biblioteca e a todo o pessoal que colaborou nesta iniciativa, com particular destaque para Eunice Figueiredo, aos poetas presentes (muito em especial a Alexandre Castanheira, Nogueira Pardal, Ana Magalhães, Amélia, Manuel Delgado, Santos Zoio, Ofélia, Teresa David e Gertrudes Novais, além de outros que não se apresentaram e, por isso, não podemos citar os seus nomes mas cuja participação ficou registada nas imagens), à loja Doces da Mimi, ao Restaurante Chá & Guloseimas, ao Toni e a todos os que vieram ouvir-nos.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home