BLOG DOS POETAS ALMADENSES

«A poesia é o espelho da cultura de cada país e nela se reflectem os estados de alma, anseios e aspirações... tudo o que diz respeito ao mais íntimo das pessoas, dos povos e da humanidade... que seja dita e cantada, que sirva para conectar para além do espaço das ideologias e dos sistemas, porque A POESIA É, FUNDAMENTALMENTE, UM ESPAÇO DE LIBERDADE.»

segunda-feira, novembro 12, 2007

Em louvor de São Martinho

Realizou-se ontem, Dia de S. Martinho, um magusto bastante original na sede da Cooperativa Aldeia Lar, na Sobreda (uma freguesia do concelho de Almada)... é que, além das tradicionais castanhas, do vinho e das febras assadas na brasa, o convívio (que contou com a presença de várias dezenas de pessoas) terminou com uma "festa da poeia".
Em louvor de S. Martinho foi a temática, óbvia, escolhida pela organização, que editou uma pequena brochura alusiva e que apesar de modesta (porque elaborada de forma artesanal) tinha uma excelente selecção de quadras de várias regiões do país e contou, até, com a presença do cancioneiro popular e apresentou, também, um resumo acerca desta tradição no nosso país, uma "colecção" de adágios e de diversas etimologias associadas ao vinho.







Depois, ao jeito da "poesia vadia" nascida em Cacilhas, vários presentes leram as quadras acima referidas, e alguns poetas almadenses declamaram diversos poemas, entre os quais destado (sem desprimor para todos os outros de que não fiquei com registo mas cujos trabalhos gostei muito de ouvir) este da autoria de Ernesto Silva, declamado pela sua irmã Gertrudes Novais:


E ainda houve tempo para sessões de autógrafos, conforme podem verificar pelas fotografias que a seguir vos deixo. E Bernardes-Silva, autor do livro Poesia Sonetada, recentemente editado (o lançamento foi no passado dia 13 de Outubro, conforme aqui noticiámos), não escondia a satisfação por ver reconhecido o valor da sua obra.
Estão, pois, todos de parabéns. A organização (quer da parte cultural quer da cozinha), os poetas e os convivas.


2 Comments:

  • At 5:02 da tarde, Blogger Victor said…

    Os "Poetas de Almada" estão cada vez mais intervenientes e a sua presença desejada nos mais diversos eventos que tenham uma vertente cultural.
    O "São Martinho" foi devidamente homenageado com bom vinho e excelentes castanha e, muito em especial, num fraterno ambiente.
    O nosso muito obrigado especial para a Aldeia Lar.

     
  • At 5:55 da tarde, Blogger des-encantos said…

    Parabéns pelo excelente/completo trabalho de reportagem feito 'aqui em casa'
    Assim vale a pena...

     

Enviar um comentário

<< Home