BLOG DOS POETAS ALMADENSES

«A poesia é o espelho da cultura de cada país e nela se reflectem os estados de alma, anseios e aspirações... tudo o que diz respeito ao mais íntimo das pessoas, dos povos e da humanidade... que seja dita e cantada, que sirva para conectar para além do espaço das ideologias e dos sistemas, porque A POESIA É, FUNDAMENTALMENTE, UM ESPAÇO DE LIBERDADE.»

quinta-feira, março 22, 2007

Dia Mundial da Poesia

Ontem, dia 21 de Março, foi o DIA MUNDIAL DA POESIA.

E os Poetas Almadenses, não podiam deixar de assinalar esse dia.

Por isso, reuniram-se para proceder ao lançamento do livro OS PÁSSAROS E O AZUL, de Isidoro Augusto, um poeta e amigo, nosso colaborador na colecção INDEX POESIS, a fanzine de divulgação de poemas inéditos cujos cadernos Uma Dúzia de Páginas de Poesia estiveram suspensos durante cerca de dois anos. A 1.ª série terminou no n.º 47, mas Ermelinda Toscano anunciou a publicação de mais treze números (com um novo grafismo, mais apelativo).

Antes de passar à leitura de poesia, a verdadeira anfitriã da noite e o motivo que levou os presentes a se reunir, Ermelinda Toscano anunciou uma novidade:
«O "nosso autor", nosso porque a poesia quando se partilha passa a ser de todos quantos a escutam, o meu amigo ISIDORO AUGUSTO, foi o vencedor do Prémio de Poesia da Cidade de Almada 2006», o que mereceu uma grande salva de palmas, e convidou todos os presentes a estarem presentes no próximo dia 12 de Abril, pelas 21h, no Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Romeu Correia, em Almada, para assistirem à cerimónia da entrega oficial do respectivo prémio.

Em jeito de reconhecimento pelo mérito do seu trabalho, Ermelinda Toscano informou que iria estar disponível para venda, pela módica quantia de 1€ (preço de custo do papel, já que esta publicação não tem quaisquer objectivos comerciais mas, apenas, de divulgação), o caderno n.º 50 da colecção INDEX POESIS: De Branca Cal, de Isidoro Augusto.

Os restantes volumes serão apresentados no próximo dia 31 de Março, último sábado do mês, durante a sessão de POESIA VADIA, para a qual todos ficaram convidados. São eles:
48 - Susana Barão;
49 - Alexandre Sartorelli;
51 - Maria Gertrudes Novais;
52 - Carlos Silvamar;
53 - Filipe Raveira e Margarida Haderer;
54 - Isabel Moreira (V);
55 - António Vitorino (III);
56 - Minda;
57 - Alberto Afonso (II);
58 - AnyAna (II);
59 - Rambert;
60 - Diversos: João Monge, Alves Fernandes, João Pedro Roiz, Nelson Rossano, Bruno Pereira e Amália Lopes.

Depois de uma breve apresentação do livro Os Pássaros e o Azul, Helena Peixinho e Fernando Rebelo leram poemas do livro recebendo os aplausos da assistência pela forma sentida como conseguiram dar vida às palavras de Isidoro Augusto.

Alexandre Castanheira, um dos mais consagrados poetas da nossa terra, leu um poema que dedicara ao seu amigo Isidoro Augusto, facto este que muito o emocionou.

De seguida, ao estilo das sessões de «Poesia Vadia» tão queridas de todos, leram poemas António Boieiro, Gertrudes Novais, Idalina Rebelo, Maria Júlia, Gabriel, Rosette e Luís Milheiro.

A noite terminou com Alexandre Castanheira a ler alguns poemas de um poeta popular brasileiro… mais um pilar da “ponte poética” que estamos a construir para atravessar o Atlântico, de Portugal ao Brasil.

E, a terminar, não podíamos deixar de referir dois outros acontecimentos:
A distribuição das «Letras com o Café», poemas da colecção Index Poesis oferecidos a todos que pedissem uma chávena do dito;
A oferta do n.º 29 da fanzine de poesia «Debaixo do Bulcão», que nasceu há mais de uma década… uma publicação que tem desempenhado um importante papel na divulgação de trabalhos inéditos, funcionando como um excelente incentivo à produção poética, sobretudo junto dos jovens autores.

No final, seguiu-se a sessão de autógrafos, bastante animada, como não podia deixar de ser.

Fotografias: Luís Milheiro.