BLOG DOS POETAS ALMADENSES

«A poesia é o espelho da cultura de cada país e nela se reflectem os estados de alma, anseios e aspirações... tudo o que diz respeito ao mais íntimo das pessoas, dos povos e da humanidade... que seja dita e cantada, que sirva para conectar para além do espaço das ideologias e dos sistemas, porque A POESIA É, FUNDAMENTALMENTE, UM ESPAÇO DE LIBERDADE.»

segunda-feira, março 29, 2010

Celebremos a poesia: foto-reportagens de dia 26 e dia 27

Sessão de "Poesia Vadia" realizada na Junta de Freguesia do Laranjeiro, a convite do respectivo executivo. Fomos muito bem recebidos. Uma noite de convívio poético muito agradável. Uma experiência a repetir, até porque já nos deixaram a "porta aberta" para efeito.

Encerramento do 1.º Encontro de Poetas do Mundo em Almada. Pedimos desculpa por não haver imagens do painel "Identidades e universalidades" em virtude de a Ermelinda Toscano ser a moderadora e, por esse motivo, não ter podido fotografar.

Uma iniciativa extraordinária. De louvar a concepção do trabalho e o empenho da organização. Estão todos de parabéns, a equipa de logística, os voluntários, os trabalhadores, os poetas e artistas, o público e, também, a CMA pois sem o apoio da autarquia não teria sido possível a cedência do Convento dos Capuchos.

O nosso "muito obrigada" pela honra que nos foi dada em poder ter participado.

sexta-feira, março 26, 2010

A "Poesia Vadia" é hoje e não no sábado! Estão tod@s convidados!



Aproveite e veja algumas capas da nossa colecção Index Poesis que faz este mês sete anos... e já tem 79 números publicados. Modéstia à parte, estamos (os "nossos" poetas, obviamente) de parabéns!

segunda-feira, março 22, 2010

Da dança à música, até à poesia em movimento...



Grupo de Danças de Salão D4Life. Actuação durante a abertura do 1.º Encontro de Poetas do Mundo em Almada - POEMA, que decorreu nos Capuchos no dia 20-03-2010. Com Chris McCartney (Percursão).


Actuação do grupo Amar Guitarra João Cuña (guitarra portuguesa); Luís Fialho (guitarra acústica); Luís Henriques (baixo) e Chris McCartney (percussão) no primeiro dia do 1.º Encontro de Poetas do Mundo em Almada, que decorreu no Convento dos Capuchos (Almada), em 20 de Março de 2010.


Leitura de poemas no Metro Sul do Tejo, no percurso Cacilhas - Corroios - Pragal - Cacilhas. Esta iniciativa, destinada a comemorar o Dia Mundial da Poesia (que acontece a 21-Março), faz parte da programação do 1.º Encontro de Poetas do Mundo em Almada POEMA (Convento dos Capuchos, de 20 a 27 de Março de 2010).

domingo, março 21, 2010

Em Almada a poesia esteve na rua...


No âmbito do 1.º Encontro de Poetas do Mundo em Almada - POEMA, a organização, para comemorar o DIA MUNDIAL DA POESIA que se celebra hoje (dia 21 de Março), programou uma iniciativa inédita: poesia em movimento, literalmente.


O ponto de encontro foi Cacilhas que, por momentos, se transformou no "cais dos poetas". E dali partiram dois grupos para viajar no Metro Sul do Tejo. Um grupo foi até Corroios (e daí até ao Pragal e de novo até Cacilhas) e outro até à Universidade (ida e volta).

Formam momentos extraordinários, de convívio e de partilha. Muito ao jeito das sessões de "poesia vadia", sem ensaio prévio, declamou-se poesia de forma expontânea e distribuiram-se poemas a toos os passageiros que, diga-se em abono da verdade, aceitaram muito bem esta iniciativa, chegando mesmo a aplaudir entusiasticamente os declamadores.

E, mais extraordinário ainda foi haver quem no público se deixasse contagiar e acabasse fazendo as viagens connosco e até ganhasse coragem para declamar.

Momentos inesquecíveis que as fotografias estão muito longe de fazer juz, mas que os vídeos a disponibilizar completarão.

Está de parabéns quem pensou estas viagens poéticas, quem declamou os poemas, os que escreveram, enfim... todos os que apoiaram (de uma forma ou de outra) e tornaram possível o sucesso desta maravilhosa comemoração.

sábado, março 20, 2010

Poetas do Mundo em Almada. Foto-reportagem do 1.º dia

Foto-reportagem do primeiro dia do 1.º Encontro de Poetas do Mundo em Almada, Convento dos Capuchos.
Amanhã vai haver poesia do MST, de manhã e depois do almoço...

quarta-feira, março 10, 2010

1.º Encontro de Poetas do Mundo em Almada. INSCREVA-SE!


Para consultar o programa e fazer a sua inscrição

Concerto D'Age. 19-Março. 22h. Renhau-nhau. Costa de Caparica